2006年11月25日

ブラジルから見た日本

来月、日本で行われるトヨタ・クラブワールドカップ特集で、ブラジルのサイトに日本が紹介されていました。
ポルトガル語ですが、興味のある方は読んでみてください。

O Japão é um país de grande diversidade cultural e que aprendeu a gostar do futebol brasileiro. Craques nacionais jogam nas equipe da J-League, como os atacantes Lucas e Washington, ex-Atlético-PR, além do atual técnico campeão mundial Paulo Autuori, que está no Kashima Antlers.

O país possui indústrias e cidades equipadas com a vanguarda da tecnologia, mas ainda mantém tradições culturais e sociais de uma herança de uma história milenar. Templos religiosos e santuários de mil anos, por exemplo, são conservados e utilizados pela população até hoje.

O Japão tem um sistema político democrático e pluripartidário. Todos os cidadãos adultos têm o direito ao voto e a concorrer nas eleições nacionais e locais. Há seis grandes partidos políticos. O mais forte deles, o Partido Liberal Democrata, está no poder desde 1955. O Japão também tem um imperador. De acordo com a constituição japonesa, o imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo. Ele não possui poderes relacionados ao Governo.

A população japonesa é bastante homogênea, sendo quase toda composta por japoneses. A maioria dos brasileiros residentes no Japão são nikkei (descendentes de japoneses) que estão vivendo e trabalhando no Japão e são conhecidos como dekasseguis.

Situado no extremo oriente da Ásia, o Japão é um país formado por quatro importantes ilhas: Hokkaido(norte), Kyushu e Shikoku (sul) e Honshu (centro). Seu território é montanhoso e uma das principais indústrias locais é a da pesca.


Vistos
O brasileiro precisa retirar visto no consulado japonês para poder viajar até a Ásia. Se o avião fizer escala nos Estados Unidos, também será preciso retirar visto no consulado norte-americano.

Documentos necessários para o visto de entrada no Japão:

Passaporte válido.
Formulário de pedido de visto devidamente preenchido e assinado conforme o passaporte. O modelo pode ser baixado no site do consulado japonês (http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pdf/form_visto.pdf)
Uma foto 3X4 recente (6 meses)
Passagem de ida e volta ou comprovante de reserva (original e cópia)
Comprovante de rendimento, declaração de imposto de renda na íntegra mais o recibo de entrega, holerites dos últimos três meses e carteira de trabalho (original mais uma cópia).
Cronograma de Viagem (roteiro escrito pelo próprio passageiro no modelo do Consulado ou panfleto de pacote turístico). Existe um modelo que pode ser baixado no site do consulado japonês (http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/portugues/img/form_cronograma_viagem.pdf)

Documentos necessários para o visto de trânsito nos EUA:

Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de viagem
Uma foto 5x5cm (ou 5x7cm), com fundo branco, tirada há, no máximo, seis meses

Ingressos
A venda de ingressos acontece no período entre 4 e 30 de novembro, através do site da Fifa (www.fifa.com). As compras poderão ser feitas através de cartão de crédito. O valor dos bilhetes varia de R$ 36 (primeira fase) a R$ 546 (final).

Clima
Em dezembro, o inverno japonês é bastante rigoroso e as temperaturas podem chegar até a -30°C. O norte do Japão é mais frio e as cidades ficam cobertas de neve nessa época do ano.

Moeda
A moeda oficial do Japão é o Yen e o custo de vida no Japão é bem mais alto do que no Brasil. É conveniente viajar com travellers cheques em dólares e cartões de crédito, aceitos em quase todas as lojas.

Gastronomia
A culinária tradicional japonesa consiste em pratos preparados de arroz, sopa de misso (pasta de soja), peixe ou carne acompanhados de tsukemono (picles). Os temperos mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), o wasabi (raiz forte), o misso (pasta de soja), o karashi (mostarda), mirin e sake (bebida alcoólica a base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne).

Pelo fato do Japão ser um país formado por ilhas, os japoneses criaram o hábito de utilizar o mar como fonte de alimento de onde retiram diversos tipos de peixes, moluscos e algas marinhas. O peixe é muito apreciado na culinária japonesa e consiste uma importante fonte de nutrição. Ele é o ingrediente fundamental no preparo de pratos típicos como o sashimi (peixe cru) e o sushi (pequenos bocados de arroz temperados com vinagre cobertos com fatias de peixe cru).
posted by ごんた at 14:25| Comment(0) | TrackBack(0) | ポルトガル語ニュース | このブログの読者になる | 更新情報をチェックする
この記事へのコメント
コメントを書く
お名前: [必須入力]

メールアドレス: [必須入力]

ホームページアドレス:

コメント: [必須入力]

認証コード: [必須入力]


※画像の中の文字を半角で入力してください。
※ブログオーナーが承認したコメントのみ表示されます。
この記事へのトラックバックURL
http://blog.seesaa.jp/tb/28244462
※ブログオーナーが承認したトラックバックのみ表示されます。
※言及リンクのないトラックバックは受信されません。

この記事へのトラックバック